Você é um profissional Cooler – Closer ou Cleaner?

Você é um profissional Cooler – Closer ou Cleaner?

Hoje eu vou ensinar você o que aprendi com o mestre Tim Grover, se você não conhece, foi ele que ajudou o Michael Jordan e outros campões de basquete chegar no topo e o mais importante, ficar no topo da alta performance.

Ele é referência quando se trata de performance esportiva de atletas. No seu livro ” Relentless: From Good to Great to Unstoppable” ele mostrar como funciona o mindset dos atletas mais bem- sucedidos e realizados do nosso tempo.

Ele também categoriza os profissionais como coler, closer e cleaner, que significa: “Mais frio, mais perto, mais limpo… bom, ótimo, imparável e adaptando para o mercado profissional, podemos categorizar as pessoas assim:

Cooler :

É o profissional que recebe a ordem e executa conforme foi proposto, nada mais, não pensa fora da caixa, não se esforça para sair da zona de conforto.

Closer:

O profissional já é mais engajado, tenta inovar, mas só realiza mais coisas se as pessoas e o mundo externo não atrapalhar.

Cleaner:

Ele recebe uma tarefa e executa, faça chuva ou faça sol, é focado, disciplinado, lutador e as influências externas não afetam o seu foco, a sua determinação e a sua resiliência, ele sempre está ultrapassando os seus limites e querendo alta performance.

Se você ainda não é um profissional de alta performance (Cleaner) e quer se tornar um, ajuste seu mindset com as dicas abaixo:

  1. Estude, enquanto todos estão divagando ou se distraindo com o mundo externo.
  2. Aprenda como entrar no seu estado flow, ou seja, encontre um desafio que você precise desenvolver novas habilidades para conseguir resolve-lo e coloque uma meta para alcançar.
  3. Descubra quem é você e aja com determinação e foco.
  4. Se recuse a ser bonzinho toda hora e aprenda a falar não e sim para os seus objetivos mais difíceis.
  5. Não se intime com pressão, aprenda trabalhar com ela.
  6. Seja o profissional que é procurado quando o botão de emergência é ativado.
  7. Seja decisório e não sugestivo.
  8. Ame tudo que faz no trabalho, mas seja viciado em resultados.
  9. Seja autoresponsável.
  10. Assuma responsabilidades e se mantenha focado.
  11. Decida como fazer o trabalho e depois faça o que for necessário para que isso aconteça.
  12. Assuma a responsabilidade da sua vida.
  13. Jogue fora as suas desculpas, cometeu um erro? Não culpe os outros ou cubra com “açúcar”, assuma a responsabilidade, desenvolva a confiança para dizer quando estragou tudo, as pessoas respeitarão por isso.
  14. Pare de procurar segredos, truques ou atalhos. Não há atalhos, existe trabalho, pergunte onde você está e aonde você quer chegar? E o que você está disposto fazer para chegar lá, faça um plano e de trabalhe nisso.
  15. Empurre-se, todos os dias você tem que fazer algo que não quer, todo dia! Saia da zona de conforto, supere a apatia, a preguiça e o medo.

Vamos aprender que a vida não é sobre ficar na zona de conforto e comodismo e que se você quiser, pode se tornar um profissional singular de alta performance, é só você querer.

“Como disse uma mentora minha: “As mudanças são rápidas”, o que demora é a falta de atitudes de começar”.

E agora eu te pergunto, você é cooler, closer ou cleaner?

Talvez você precise um pouco de disciplina e trabalho para chegar aonde você quer.

Com carinho e amor,

Fawez Tarbine

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Deixe uma resposta