Trabalhe como um CEO – mesmo não sendo um

Trabalhe como um CEO – mesmo não sendo um

Hoje eu quero ensinar vocês algo muito importante que aprendi no decorrer da minha carreira: “Trabalhe como um CEO (Chief Executive Officer) mesmo não sendo um.” Vamos primeiro entender quais são as responsabilidades de um CEO dentro de uma organização e qual o seu mindset de negócios.

Um CEO dentro de uma organização é responsável pelo sucesso geral da empresa, geralmente são responsáveis por determinar as direções estratégicas, garantir que os objetivos sejam implementados e executados de forma correta, além de construir a cultura organizacional. Além disso, eles estão sempre um passo a frente do mercado, analisando possibilidades, oportunidades, ameaças e fraquezas ao ponto de fazer adaptações rápidas e de forma contínua para progredir. Também traçam objetivos ambiciosos e metas desafiadoras, porque sabem que só assim a empresa cresce e se mantem no mercado.

Em questões de características e habilidades, são persuasivos, carismáticos e prontos para a ação, são preparados para capitalizar oportunidades e mais propensos a assumir riscos de alto nível. Pois sabem que vão errar, mas sabem se recuperar rápido, aprender com o erro e elaborar uma nova estratégia para transformar fraqueza em fortaleza. São focados com pensamento à longo prazo, gostam de saber tudo que está acontecendo na organização e como podem ajudar à todos prosperarem, pois sabem que a organização é feita de pessoas para pessoas (People to People).

A maioria dos CEO’s estão sempre se aprimorando com novos conhecimentos, competências e habilidades, são focados na carreira e no progresso contínuo, porque sabem que precisam estar cada vez melhor, para entregar um melhor resultado para a organização e para os investidores. Também são focados em autoconhecimento, porque sabem que quanto mais você se conhece, mais clareza você tem de como agir em determinadas situações e ações e aonde querem chegar.

São especialistas em resolver problemas com equilíbrio e estratégia e ficam calmos com inteligência emocional quando estão no meio de uma crise, são direcionados para a solução e não para as travas dos problemas.  Também estão sempre um passo à frente de todos, sabem quais movimentações podem acontecer e influenciar a empresa tanto para o lado bom, quanto para o lado ruim e fazem tudo com precisão, energia, foco e excelência.

Agora você deve estar pensando, legal, mas isso é para grandes empresas com grandes estruturas e equipes, mas pare para pensar, mesmo você sendo ainda pequeno (a), você pode começar à pensar com a cabeça de grandes executivos de uma organização, ou seja, pensar mais estrategicamente, fazer tudo com excelência, montar planos de ação mais ambiciosos, aprender a analisar dados, desenvolver competências de negócios, estruturar o seu business plan, entender sobre o mercado com um olhar mais crítico, analisar pessoas, desenhar planos que tragam resultados efetivos e se comportar como um(a) CEO, porque não?

Quando você faz esse ajuste de mindset e assume uma postura de CEO, você começa enxergar o seu Business de outra forma e com certeza novos resultados virão.

E se eu posso deixar uma dica de ouro aqui que mudou a minha vida é: 

“Pense grande, mesmo ainda sendo pequeno, porque você se torna o que você pensa” e  “Aja como um CEO mesmo ainda não sendo um”.

Com carinho,

Fawez Tarbine

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Deixe uma resposta