É possível trabalhar só 20% do seu tempo do dia?

É possível trabalhar só 20% do seu tempo do dia?

Esses dias eu li algo interessante de um especialista em performance humana, conforme ele, nós devemos trabalhar apenas 20% do nosso tempo, os outros 80% ficam para dormir (40%) e para o aperfeiçoamento (40%). Em primeira instância fiquei um pouco chocado, pensando como é possível uma pessoa dormir 40% do seu dia e ainda conseguir realizar todas as tarefas do dia a dia no âmbito profissional,  pessoal e ainda ter tempo para se aperfeiçoar,  fazendo um curso, desenvolvendo soft skills ou aprendendo algo novo. Mas analisando mais à fundo, percebi qual era a objetividade e a estratégia do especialista, que depois, fez muito sentido para mim.

Vamos lá, se a gente tem uma boa noite de sono, o nosso corpo recupera as nossas energias, a nossa mente descansa e a nossa saúde fica em dia.  Com a nossa saúde em dia, estamos fazendo uma prevenção da nossa capacidade de produção, conhecida como CP (Capacidade de produção) para quem já leu o livro “7 hábitos das pessoas altamente eficazes” (Recomendo muito). E com o nosso CP saudável e descansado, produzimos muito mais.

0s 40% que ele sugere de aperfeiçoamento refere-se à você aprender uma nova habilidade, um novo conhecimento, uma nova técnica, algo que seja aplicável na performance do seu trabalho, é um pensamento para a linha Pareto (80/20), o que você pode fazer com 20% trabalho para 80% de resultado.

E se a gente for analisar a estratégia, faz sentido, porque na hora que formos trabalhar os 20% do dia, vamos dar a nossa performance máxima, já que vamos estar descansados e aptos com novas técnicas, ferramentas e habilidades.

E todo esse raciocínio também serve para a gente pensar e analisar se estamos trabalhando com qualidade de vida, estratégia, recursos disponíveis e com o mindset certo para ter mais resultado em menos tempo ou estamos vivendo no piloto automático das 8 horas de trabalho que foi  inserido na Era Industrial, o qual no meu ver, não faz mais nenhum sentindo ( exceto para a indústria e fábricas) no mundo atual em que vivemos.

Não conte as horas, conte os resultados.

Com carinho,

Fawez

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Deixe uma resposta