Como aumentar a sua eficácia humana

Como aumentar a sua eficácia humana

Como aumentar a sua eficácia humana

Esses dias me perguntaram como fazemos para ter uma eficácia humana cada vez melhor e essa pergunta ficou na minha cabeça. Um princípio que aprendi muito bacana e levo na minha conduta de evolução é o “Equilíbrio P/CP“, para ficar mais fácil a compreensão vou contar uma fábula aqui:

“Um dia um pobre fazendeiro descobriu que a sua galinha colocava ovos de ouro em seu ninho, no inicio ele desconfiava que era algum tipo de brincadeira. Mas no momento que foi jogar fora o ovo, achou melhor levar para um especialista avaliar e adivinhem: o ovo era mesmo de ouro. O fazendeiro não consegue acreditar na sua sorte, fica ainda mais surpreso no dia seguinte, quando a galinha bota de novo, ovos de ouro. Dia após dia ele corre para o galinheiro para apanhar mais ovos de ouro. Ele acaba imensamente rico e mal podia acreditar em tanta sorte. Porém junto com a fortuna, vieram a cobiça e a impaciência. Incapaz de esperar pelo ovo de ouro a cada dia, o fazendeiro decide matar a galinha e pegar todos os ovos de uma vez. Mas quando abre a galinha, descobre que não havia nada dentro dela. Nenhum ovo de ouro. E agora não havia mais meio de consegui-los. O fazendeiro destruíra a galinha que os produzia.”

Por que eu contei essa fábula? Porque ela retrata bem o paradigma de que algumas pessoas acham que quanto mais produzirem e fazem, mais eficazes são. Mas como pode ver na fábula, a eficácia resulta de 2 coisas: o produto (os ovos de ouro) e o meio de produção ou a capacidade de produzir (galinha).

Se você adota um modo de vida focalizado nos ovos de ouro, negligenciando a galinha, em pouco tempo perderá a fonte dos ovos de ouro. Por outro lado, se cuidar apenas da galinha, sem dar importância aos ovos de ouro, logo não terá mais meios de alimentar a galinha, ou a si próprio.

Ou seja, a eficácia resulta no equilíbrio P/CP que representa: P: produção dos resultados desejados, os ovos de ouro. CP: indica a Capacidade de Produção, a habilidade ou bem que produz os ovos de ouro.

E dentro desse raciocínio podemos observar que existem pelo menos três bens ou ativos que são: físicos, financeiros e humanos.

Se a gente for pegar um exemplo de um bem físico, por exemplo, um computador que você usa para trabalhar, digamos que você está interessado em trabalhar muito, ser produtivo e entregar mais resultado em menos tempo ( “nesse modelo você está usando o seu P”) mas esquece de um fator importante, a máquina também precisa de manutenção e revisão ( Nesse caso, o CP), mas você com a pressa, negligencia isso e continua o seu trabalho, quando está quase no final, sua máquina simplesmente “morre” e você precisa comprar outro computador, que vai levar no mínimo 7 dias para chegar, ou seja, toda a estratégia de terminar antes, foi por água a baixo. Agora vocês percebem o quanto é importante e produtivo ter o “P” e o “CP” em equilíbrio?

Vamos pegar agora o exemplo de um bem financeiro, as pessoas não confundem o lucro com o capital? Você já lançou mão do capital para melhorar o seu padrão de vida, para obter mais ovos de ouro? O capital reduzido tem um poder reduzido em termos de produção de renda ou lucro. E o capital em redução encolhe mais e mais, até que se torna incapaz até mesmo de suprir as necessidades mais básicas da pessoa. Nosso meio financeiro mais importante é a capacidade de ganhar. Se não investimos continuamente na melhoria da nossa própria CP, limitamos as nossas opções.

Já no ativo humano podemos pegar como exemplo um casal, digamos que em um casamento, os dois estão mais preocupados em conseguir ovos de ouro, os benefícios, do que preservar o relacionamento que torna tais benefícios possíveis, com frequência pensam mais em si, abrem mão da boa vontade, cortesia e sempre estão pensando em qual estratégia usar para manipular o outro em prol de si mesmo. O amor, a delicadeza, o enriquecimento mútuo e a espontaneidade começam a se deteriorar. A galinha e ouro mostra-se mais enferma a cada dia.

E agora eu te pergunto, como está a sua eficácia humana? Mais focada nos “ovos de ouro” ou na “galinha (meio de produção)?

O que você precisa ajustar, calibrar e dar mais atenção para ter o seu Equilíbrio P/CP?

Pensem nisso e a gente se vê por ai..

Com carinho e conexão,

Fawez Tarbine.

Gostaram? Comentem, compartilhem.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Deixe uma resposta